Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE E DESAFIOS DA ESCOLHA PROFISSIONAL POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99068
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5829
    "inscrito_id" => 13688
    "titulo" => "IDENTIDADE E DESAFIOS DA ESCOLHA PROFISSIONAL POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL"
    "resumo" => "A adolescência é uma fase da vida humana marcada por mudanças biopsicossociais significativas. Além de lidar com conflitos gerados pela transformação biológica, o/a adolescente precisa escolher o caminho profissional que deseja seguir, o que pode gerar conflitos intrapessoal e interpessoal. Soma-se a isso, o fato do/a jovem se deparar com a liquidez das relações e das ofertas de trabalho. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as inquietações de estudantes-adolescentes diante do desafio de ter que decidir qual caminho seguir após conclusão do ensino médio. Dão subsídios às reflexões os pressupostos teóricos acerca de Estados de Identidade na Adolescência e Modernidade Líquida. Participaram da investigação setenta e cinco (75) estudantes do terceiro ano (quinto período) do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, cuja faixa etária era de 16 a 18 anos de idade. Trata de pesquisa qualitativa, descritiva-explicativa. Os dados foram coletados mediante questionário contendo sete (7) perguntas dissertativas, norteadas pelo principal questionamento: o que te preocupa ao pensar na conclusão do Ensino Médio? As respostas coletadas foram organizadas e os dados gerados mediante o método de Análise Textual Discursiva (ATD), seguindo as fases de unitarização, categorização e comunicação. Os resultados da pesquisa revelaram que as principais inquietações dos/as estudantes-adolescentes são referentes a: incerteza com o futuro, decidir qual curso e como ingressar no ensino superior, ter disponibilidade do curso que deseja próximo à cidade que reside, recurso financeiro para manutenção da rotina de estudante e a insegurança quanto ao mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13688_TB5829_20112023182128.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEICE BENITES"
    "autor_nome_curto" => "CLEICE"
    "autor_email" => "cleice.benites@estudante."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99068
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5829
    "inscrito_id" => 13688
    "titulo" => "IDENTIDADE E DESAFIOS DA ESCOLHA PROFISSIONAL POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL"
    "resumo" => "A adolescência é uma fase da vida humana marcada por mudanças biopsicossociais significativas. Além de lidar com conflitos gerados pela transformação biológica, o/a adolescente precisa escolher o caminho profissional que deseja seguir, o que pode gerar conflitos intrapessoal e interpessoal. Soma-se a isso, o fato do/a jovem se deparar com a liquidez das relações e das ofertas de trabalho. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as inquietações de estudantes-adolescentes diante do desafio de ter que decidir qual caminho seguir após conclusão do ensino médio. Dão subsídios às reflexões os pressupostos teóricos acerca de Estados de Identidade na Adolescência e Modernidade Líquida. Participaram da investigação setenta e cinco (75) estudantes do terceiro ano (quinto período) do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, cuja faixa etária era de 16 a 18 anos de idade. Trata de pesquisa qualitativa, descritiva-explicativa. Os dados foram coletados mediante questionário contendo sete (7) perguntas dissertativas, norteadas pelo principal questionamento: o que te preocupa ao pensar na conclusão do Ensino Médio? As respostas coletadas foram organizadas e os dados gerados mediante o método de Análise Textual Discursiva (ATD), seguindo as fases de unitarização, categorização e comunicação. Os resultados da pesquisa revelaram que as principais inquietações dos/as estudantes-adolescentes são referentes a: incerteza com o futuro, decidir qual curso e como ingressar no ensino superior, ter disponibilidade do curso que deseja próximo à cidade que reside, recurso financeiro para manutenção da rotina de estudante e a insegurança quanto ao mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13688_TB5829_20112023182128.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEICE BENITES"
    "autor_nome_curto" => "CLEICE"
    "autor_email" => "cleice.benites@estudante."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A adolescência é uma fase da vida humana marcada por mudanças biopsicossociais significativas. Além de lidar com conflitos gerados pela transformação biológica, o/a adolescente precisa escolher o caminho profissional que deseja seguir, o que pode gerar conflitos intrapessoal e interpessoal. Soma-se a isso, o fato do/a jovem se deparar com a liquidez das relações e das ofertas de trabalho. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as inquietações de estudantes-adolescentes diante do desafio de ter que decidir qual caminho seguir após conclusão do ensino médio. Dão subsídios às reflexões os pressupostos teóricos acerca de Estados de Identidade na Adolescência e Modernidade Líquida. Participaram da investigação setenta e cinco (75) estudantes do terceiro ano (quinto período) do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, cuja faixa etária era de 16 a 18 anos de idade. Trata de pesquisa qualitativa, descritiva-explicativa. Os dados foram coletados mediante questionário contendo sete (7) perguntas dissertativas, norteadas pelo principal questionamento: o que te preocupa ao pensar na conclusão do Ensino Médio? As respostas coletadas foram organizadas e os dados gerados mediante o método de Análise Textual Discursiva (ATD), seguindo as fases de unitarização, categorização e comunicação. Os resultados da pesquisa revelaram que as principais inquietações dos/as estudantes-adolescentes são referentes a: incerteza com o futuro, decidir qual curso e como ingressar no ensino superior, ter disponibilidade do curso que deseja próximo à cidade que reside, recurso financeiro para manutenção da rotina de estudante e a insegurança quanto ao mercado de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.